(Correta medida de CCN para datação da gravidez).
Muitas pacientes mesmo já com gestação avançada, tem dificuldade em dizer a idade gestacional. E essa é uma das informações mais importantes que temos para poder fazer um bom acompanhamento da gravidez. A data da última menstruação serve como norte para o cálculo da idade gestacional, mas, além do fato de nem todas as mulheres lembrarem dessa data, na verdade, esse cálculo só é correto, caso o ciclo da paciente seja de 28 dias com ovulação no 14º dia. Caso contrário não é a forma mais correta de datar.
Nos casos de gestação espontânea, o melhor momento para determinar a idade gestacional é a ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre (11-13 semanas e 6 dias). Nesse exame, o bebê é um feto e o(a) médico(a) treinado(a) vai medir bem corretamente o tamanho do bebê (comprimento cabeça nádega – CCN). Nas ultrassonografias anteriores, pode-se ter uma ideia da idade gestacional, mas o embrião é muito pequeno e encurvado então há maior margem para erro.
Nos casos de descoberta de gestação após esse período, é possível fazer a datação da gravidez pelo tamanho da cabeça do bebê (circunferência cefálica).
Nos casos de gestação decorrente de fertilização in vitro, a datação deve ser feita pela data de concepção. Converse com médico(a) especialista para maiores informações.